quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Encontro no Rio discute avanços e desafios das Ouvidorias Públicas



Atualizado em 21/08/2009
Começou no Rio de Janeiro o evento "Ouvidorias Públicas: avanços e desafios - proposta de criação do Fórum Nacional de Ouvidorias de Saúde".

Promovido pela UFRJ e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o encontro incentiva o debate sobre o papel da Ouvidoria no exercício dos direitos humanos e da cidadania na área de saúde, além de aprofundar a discussão à respeito da criação do Fórum Nacional de Ouvidorias de Saúde.

Vários ouvidores federais estão participando de conferências e mesas-redondas.

A solenidade de abertura ocorreu na tarde de ontem. A mesa de abertura foi composta por Almir Fraga, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ; Alexandre Cardoso, diretor-geral do HUCFF; Arlete Sampaio, secretária- executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Eliana Pinto, ouvidora-geral da União; Adalberto Fulgêncio, diretor da Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS); e Cristina Ayuob Riche, ouvidora-geral da UFRJ.





O evento é promovido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e acontece no auditório Halley Pacheco, no 8º andar do HUCFF, na Cidade Universitária.

Na abertura, Eliana Pinto falou sobre o trabalho e o crescimento das ouvidorias brasileiras. "A Ouvidoria-Geral da União tem trabalhado incansavelmente, ajudando a promover fóruns, participando dos eventos para justamente convencer gestores públicos e cidadãos da importância de uma unidade de ouvidoria. O êxito tem sido enorme. Começamos com 40 unidades de ouvidoria e hoje somos 150. Eventos como esse vêm coroar esse trabalho. Só através dessas iniciativas é que vamos fortalecer cada vez mais esse segmento no Brasil."

Fórum Nacional de Ouvidorias da Saúde
De acordo com o ouvidor Adalberto Fulgêncio, a criação do Fórum Nacional de Ouvidorias de Saúde é fundamental para integrar das ouvidorias. "O fórum deve consolidar, através de um documento, os objetivos das ouvidorias de saúde para os próximos dez anos."

Assista reportagem sobre o evento produzida pela Web TV UFRJ no link abaixo:
http://www.webtv.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=610&Itemid=98 

Programação:




2 comentários:

  1. Fantástica a experiência que tive hoje no evento "Ouvidorias Públicas, avanços e desafios", promovido pelo HUCFF e a UFRJ. Não só os anfitriões (ouvidoras, diretores geral e administrativo, decano do CCS), mas os convidados à mesa, são imbuídos da qualidade que deve ser inerente a todo ouvidor da saúde: calor humano! Me senti em casa com todos os olhares que visitei e com que fui brindada. Parabéns, Drª Eliana, pela sua vibrante (e contagiante) participação e divulgação do evento! Soraya Santana, Ouvidoria do Hospital Municipal Lourenço Jorge, RJ.

    ResponderExcluir
  2. As a Newbie, I am always browsing online for articles that can help me. Thank you

    ResponderExcluir