terça-feira, 30 de junho de 2009

Ouvidoria-Geral da União recebe missão da OCDE e Banco Mundial

A Ouvidoria-Geral da União recebeu hoje uma missão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial.

Reunião ocorreu na CGU em Bras�lia

O encontro teve como destaque a visão dos cidadãos sobre o serviço público federal e as dificuldades encontradas.

A ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, apresentou as funções da Controladoria-Geral da União, bem como o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral da União nos últimos anos. "A Ouvidoria-Geral da União busca o fortalecimento da democracia participativa", disse.

Os integrantes da missão perguntaram quais são as dificuldades das ouvidorias no Brasil. Eliana Pinto disse que ainda "falta uma maior colaboração dos gestores". "Eles precisam reconhecer a função das ouvidorias e agir em parceria conosco. A meta é fortalecer o contato entre o órgão público e o cidadão, além de aperfeiçoar os trabalhos do governo."



A ouvidora do Ibama, Edinei Benevides, que participou da reunião junto com outros ouvidores federais, falou que falta regulamentação para o trabalho das ouvidorias. "Os ouvidores costumam não ter mandato e, por qualquer motivo, as ações da ouvidoria podem ser interrompidas. Não há autonomia", destacou.

Para o diretor do departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fugêncio, o apoio popular é fundamental para a existência da democracia participativa. "Existe uma massa crítica na sociedade para a implantação de ouvidorias", garante.



Também participaram do encontro o ouvidor-geral da Advocacia-Geral da União (AGU), Gabriel Felipe de Souza, o ouvidor da Ouvidoria do Servidor, Alberto Felippi Barbosa, e o ouvidor-geral do Ministério da Previdência Social, Paulo Marcello Fonseca Marques.

OCDE - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário