segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ouvidoria-Geral da União participa do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas

Para incentivar a criação de ouvidorias nos municípios, a Ouvidoria-Geral da União participa, hoje e amanhã, do "Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas", que acontece em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A intenção é mostrar aos gestores municipais a importância da unidade de ouvidoria. Hoje, poucos sabem como essa unidade pode ajudar a melhorar a administração pública.

Prova disso é que existem menos de 200 ouvidorias públicas nos 5.563 municípios do Brasil.

No estande da Ouvidoria-Geral da União, prefeitos, prefeitas, secretários e assessores vão receber orientações técnicas sobre como implantar uma unidade de ouvidoria municipal e terão informações sobre o atual funcionamento das ouvidorias públicas federais.

A Ouvidoria Pública é um instrumento de gestão ética, democrática e transparente. É instância necessária de participação cidadã e conseqüente inclusão social que viabiliza as condições institucionais para o amplo exercício dos direitos do administrado, e que se traduz também ao conceito ou princípio da eficiência e eficácia.

Portanto, é necessário ampliar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas ouvidorias, principalmente onde os cidadãos não têm qualquer tipo de informação, pois sabemos que, entre os vários desafios de um governo, temos a busca pela transparência como de fundamental importância nas gestões democráticas.

Encontro - O evento tem o objetivo de aproximar o Governo Federal dos novos gestores municipais e reafirmar a importância da continuidade da relação de respeito e diálogo construída nos últimos anos.

Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), o "Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas" deverá reunir mais de 3,5 mil gestores municipais de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário