segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ouvidoria INPI faz avaliação qualitativa das manifestações

A ouvidora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Denise Belém, esteve na Ouvidoria-Geral da União. A ouvidora veio a Brasília para entregar e divulgar os resultados do 4º Relatório de Atividades, período janeiro a dezembro de 2007.

Uma das novidades do referido relatório diz respeito ao conteúdo, ou seja, a ouvidoria apresenta no documento uma avaliação qualitativa dos fatos recebidos, além dos numéricos extraídos do "Sistema Fale Conosco". "O ano de 2004 até meados de 2005 foi um período de aprendizagem e esforço para a implantação dessa nova ferramenta de gestão participativa na instituição. Consideramos que as informações recebidas pelo sistema "Fale Conosco", gerenciado por nós, são verdadeiros sinais de alerta, oportunidades para a identificação de gargalos. Após a análise de cada manifestação, aproveitamos para sugerir a melhorias nos procedimentos. Nosso papel foi procurar transformar essa pauta em possibilidades de aperfeiçoamento institucional, tanto ético como técnico", informou ela.

Para Denise, hoje o usuário confia e acredita no trabalho da ouvidoria. "Podemos afirmar, sem medo de errar, que o saldo é positivo. A Ouvidoria vem conquistando a confiança e o reconhecimento do público externo.
Internamente, conseguimos vencer aquele momento inicial quando a ouvidoria é vista como alguém que está se intrometendo no trabalho das demais diretorias."

Em 2007, foram recebidos 25.634 acionamentos, sendo que 91% desse total foi atendido no prazo de cinco dias (corridos). "Queremos manter neste ano o nível de bom atendimento e qualificar nosso pessoal", disse.

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