terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Eliana Pinto recebe título e defende criação da Ouvidoria-Geral do Estado do Pará

A Câmara Municipal de Belém concedeu título honorífico "Cidadã de Belém" à ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, pelo trabalho de incentivo à criação de ouvidorias públicas. Ao receber o título, Eliana Pinto convidou os ouvidores paraenses, que participaram da solenidade, a receber a premiação junto com ela. A proposição legislativa partiu do vereador Adalberto Aguiar Nunes.

belem1



belem

Em Belém, a ouvidora-geral da União reuniu-se com o secretário de Integração Regional do Pará, André Farias, quando defendeu a criação pelo Governo do Pará de sua Ouvidoria-Geral. "Apenas cinco estados não criaram a Ouvidoria-Geral e o Pará é um deles. A criação de uma Ouvidoria-Geral do Estado ajuda a disseminar o conceito de cidadania e estimula a participação das pessoas na gestão pública. A Ouvidoria-Geral orienta a atuação das demais unidades de ouvidoria do estado, normatiza procedimentos e propõe soluções coletivas de gestão. A ouvidoria, além de espaço de fortalecimento da Democracia Participativa, é importante ferramenta de qualidade da administração pública", afirma Eliana Pinto.



Ontem, a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, participou de reunião com o Fórum Estadual de Ouvidorias (OUVEPARÁ), quando foram apresentadas algumas iniciativas do grupo e aprofundado o debate sobre a criação da Ouvidoria-Geral do Estado do Pará. O fórum reúne 30 ouvidorias públicas.

No Pará, existem cinco ouvidorias federais (SUDAM, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará) e interlocutores das ouvidorias do Ibama, dos ministérios da Saúde, Previdência, Fazenda e Trabalho, entre outros.

Ações – A Ouvidoria-Geral da União promove desde 2003 Cursos de Aperfeiçoamento, Encontros regionais, Seminários e fóruns em todo o Brasil, com o objetivo de esclarecer gestores públicos e a população sobre a importância de uma unidade de ouvidoria.

Em Belém, para incentivar o fortalecimento do segmento, foram promovidos o 3º Encontro Regional de Ouvidorias Públicas-Região Norte (novembro de 2007) e o 2º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas (março de 2008).

3 comentários:

  1. Parabéns à amiga e nobre Ouvidora-Geral, esta premiação é importante e uma de muitas que virão para reconhecer o incessante trabalho de orientação e auxílio prestado às demais ouvidorias, assim como incentivo à criação de novos organismos. Ao ensejo, no clima de natal, desejo um feliz natal e próspero 2010 a todos, iluminados pela luz divina para ganhar forças na luta em defesa dos direitos dos cidadãos!

    ResponderExcluir
  2. José Bezerra de Menezes Júnior16 de maio de 2010 às 16:09

    Prezada Ouvidora,

    Faço parte da equipe que esta implantando a Ouvidoria Geral do Municipio de Belém, sou Coordenador Técnico, me chamo José Bezerra de Menezes Junior. Quero parabenizar por todo trabalho que V.Sa. desenvolve pela implantação das ouvidorias no Brasil, e também pedir-lhe ajuda nesta implantação. Obrigado pela atenção. Segue os meus contatos.
    91 87332106
    91 32465005

    ResponderExcluir
  3. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our entire community will be grateful to you.

    ResponderExcluir