terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Em defesa da ouvidoria pública

Depois das férias, voltamos a nos dedicar a este espaço criado com o objetivo de fortalecer a democracia participativa e discutir o segmento das ouvidorias no Brasil.

É bom lembrar que neste ano eleitoral temos o compromisso de apoiar candidatos que acreditem na democracia com participação social ativa e, mais que isso, defendam o instituto da ouvidoria pública.

Não podemos esquecer que, além das propostas fundamentais (saúde, educação e segurança) para a construção de um Brasil melhor, nossos candidatos devem ter compromisso com a criação de ouvidorias, a fim de construirmos uma administração pública eficiente com o alvo na universalidade e na eqüidade.

Lembramos que atualmente menos de 200 municípios possuem unidade de ouvidoria.

Destacamos mais uma vez nosso compromisso com o aperfeiçoamento do modelo da democracia representativa, que proporcione ao povo um engajamento nas questões políticas, legitimando questões de relevância para a comunidade como um todo, através de uma participação direta, seja pelo plebiscito, referendo, iniciativa popular, audiência pública, consultas ou qualquer outra forma de manifestação popular, visando o fortalecimento da democracia participativa.

Neste ano temos que nos aproximar dos segmentos que defendam a cidadania e a participação da população na gestão pública e que, além disso, defendam as causas dos direitos humanos.

Por isso este espaço será propulsor ativo de todos os que desejam divulgar experiências e trabalhos desenvolvidos nas ouvidorias, pois acreditamos que a conscientização e a participação dependem da informação.

OBS.: Mande seu e-mail para aouvidoriavaifalar@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá eliana, participei do 3°encontro regional de Belém, estou vendo as novidades, parabéns pelo seu esforço, e luta por um País onde as pessoas se sintam cidadãs, precisamos muito de pessoas humanizadas que realmente tenham compromisso com o todo, sinto na pele a necessidade, participei do TALHER municipal em Capanema, e tinha outros trabalhos sociais hoje, represento uma ONG e sei o quanto, nosso povo se sentem explorado, esmagados de uma tal forma, que a maioria não tem coragem de ir atras de seus diretos mesmo sabendo que tem em alguns casos, mas a burocracia é tanta que se alguns vão em buscam no meio do caminho desistem, presenciei até caso de acidentes, eles dizem; ah! é tão dificil que nem vou mais, ou vou gastar mais do que vou receber de idenização, então acho a criação de mais unidade de ouvidoria de suma importancia porque realmente precisamos mostrar para as pessoas que elas são na verdade as protagonistas principais deste País, e que essa do representante da sociedade se apossar dos benefícios que pertencem o povo como se fossem propriedade privada, tem que acabar, vamos em frente companheira, estamos na luta,conte conosco. precisamos de pessoas comprometidas, com o município, com Estado e com o Pais, e com o planeta.
    abraços.
    Lucia cirino

    ResponderExcluir